Reboques

Guincho e Reboque: entenda a diferença

É comum que no dia a dia muitas pessoas se confundam em relação aos dois e não saibam para que serve cada um. Mas calma, apesar de todos terem suas semelhanças, cada um serve para determinada finalidade.

A diferença entre o guincho e o reboque está em sua distinção de uso. O guincho é frequentemente mais usado na hora de uma emergência, quando o motorista precisa de assistência com o veículo, sendo acionado pelas coberturas do seguro do carro, ou não. Por exemplo, você não precisa ser um segurado para contratar os serviços de guincho, sabia?

Ainda que possam parecer ter a mesma função, a diferença entre o reboque e o semi-reboque é grande. Enquanto o reboque é um veículo de carga independente, o semi-reboque, por exemplo, é um equipamento de carga independente, tal qual como o reboque, e também necessita de tração externa para se movimentar. Mas aqui entra uma característica única, que marca a diferença entre reboque e semi-reboque: essa tração para movimentação só pode ser feita por um caminhão trator.

O reboque não conta com um sistema de tração próprio e possui dois eixos ou mais. E aí está um ponto importante, os eixos são a garantia de equilíbrio próprio do veículo.

A partir disso, passamos para o entendimento de como é feita a movimentação. Sua articulação é feita a partir de um veículo automotor, que pode ser um caminhão, mas também um trator com potência, robustez e preparado para carregar cargas.

Por fim, se você precisar de ajuda com reboque, lembre-se que pode contar com os serviços de aluguel da Locadora Avenida.

Precisa de ajuda?